Projeto E-Lixo promove reaproveitamento de eletrônicos em Ji-Paraná

28 de novembro de 2019 | SEMEIA

Uma parceria firmada entre a Prefeitura de Ji-Paraná , por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMEIA) e o Instituto Federal de Rondônia (IFRO) está promovendo nova destinação ao lixo eletrônico, especialmente computadores e impressoras.

Estudantes do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas estão participando do projeto E-LIXO e sua reutilização. Com o apoio logístico da SEMEIA, eles recondicionam e reciclam aparelhos que não funcionam mais. O que não tem mais condição de uso é entregue para a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Ji-Paraná (COOCAMARJI), por meio da SEMEIA.

“O que os estudantes conseguem recondicionar é doado. Foram entregues para o Centro de Autismo da Prefeitura de Ji-Paraná oito computadores, dois notebooks e 5 impressoras. Queremos ampliar e fazer as doações para outras instituições do município”, explicou a professora que coordena o projeto, Ilma Rodrigues de Souza Fausto.

Para a secretária municipal de meio ambiente, Kátia Casula, a iniciativa é uma ótima maneira de aliar aprendizado com sustentabilidade.

“O que as pessoas fazem com aquele equipamento eletrônico que ficou velho ou já não serve mais? Muitas pessoas procuram a SEMEIA para saber como dar destinação correta para o lixo eletrônico. O que antes era entregue diretamente para a COOCAMARJI, hoje pode ser recondicionado e doado. É uma ótima parceria.”, disse a secretária.

Fonte: DECOM