Você esta aqui:

Notícias

Semana do Meio Ambiente terá várias atividades virtuais

29 de maio de 2020 | SEMEIA

O mês de junho começará chamando a atenção para o meio ambiente. A partir de segunda-feira (01/06) comemora-se a Semana Mundial do Meio Ambiente, quando várias ações são desenvolvidas pelos órgãos e entidades governamentais para chamar a atenção para a conscientização sobre os cuidados com o meio ambiente.

Em Ji-Paraná, as ações da Semana do Meio Ambiente estão sendo organizadas pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), e pelo Instituto Federal de Rondônia (IFRO-Campus de Ji-Paraná).

A programação se estende do dia 1º de junho até o próximo dia 05 de junho, com todas as atividades acontecendo em ambientes virtuais, devido às recomendações de saúde pública para evitar os riscos de contaminação pelo coronavírus.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo endereço eletrônico: https://www.even3.com.br/meioambiente2020. Durante o evento serão ministradas sete palestras e um mini curso, fazendo com que os próximos dias sejam de oportunidades para discutir as ações para preservação dos recursos naturais em nossa região.

O evento terá como ponto principal, o lançamento do Aplicativo Guardiões da Amazônia, desenvolvido pela 17ª Brigada de Infantaria de Selva do Exército Brasileiro e que permite que a população faça denúncias de forma identificada ou anônima, para combater queimadas, desmatamentos e garimpos ilegais.

Segundo o analista de tecnologia militar do Exército Brasileiro, José Mario Fraga Miranda, que desenvolveu o aplicativo, o APP será utilizado em toda a região amazônica, porém, o teste piloto será com a população de Ji-Paraná tendo como foco principal o combate às queimadas urbanas.

A secretária municipal de meio ambiente de Ji-Paraná, Kátia Casula, ressaltou que o evento deverá contar com alunos do Ifro, acadêmicos das universidades particulares e da Unir-RO, profissionais da área ambiental, além das instituições como Corpo de Bombeiros, Sedam, Defesa Civil, Polícia Ambiental, Bombeiros Civis e outras secretarias ligadas à Prefeitura de Ji-Paraná.

Programação:

A programação da semana do meio ambiente terá no dia 1º de junho, das 19:00 horas às 21:30 horas, palestra de Erich Burger Netto, representante da ONG Recicleiros, sobre o Programa Cidade+Recicleiros de coleta seletiva e reciclagem de resíduos.

No dia 2, das 19:00 horas às 21:30 horas, palestra com o Biólogo e Pesquisador da Embrapa, Doutor em Conservação em Ecossistemas, Ingo Isernhagen, com o tema: recomposição de ecossistemas degradados em propriedades rurais.

Dia 3 de junho, das 14:00 horas às 17:00 horas, será realizado um minicurso sobre regularização ambiental em pisciculturas – procedimentos e valores, com o engenheiro agrônomo, Ricardo Arnaldo Otto.

Dia 3 de junho, das 19:00 horas às 21:30 horas, palestra com o Professor Mestre Adriano Romano, biólogo e Gestor Ambiental, sobre ecologia e conservação de animais silvestres, conceitos e abordagens.

Dia 4 de junho, das 14:00 horas às 17:0 horas,  apresentação de aplicativos móbile, com o tema de Inclusão Social e Digital (ADS).

Dia 4 de junho, das 19:00 horas às 21:30 horas,  palestra com o Tenente do Corpo de Bombeiros Militar, Anderson Alves Lima, sobre a atuação do Corpo de Bombeiros no combate às queimadas na Amazônia.

Dia 5 de junho, das 19:00 horas às 20:00 horas, palestra sobre a Operação Verde Brasil 2, ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais direcionados ao desmatamento ilegal e focos de incêndio, com Gustavo Soter de Matriz e Miranda.

Dia 5 de junho, das 20:00 horas às 21:30 horas, lançamento e apresentação do aplicativo Guardiões da Amazônia, a exposição será realizada pelo analista de tecnologia militar do Exército Brasileiro, José Mário Fraga Miranda.

Fonte: Ascom
Categorias: Notícias

Compartilhe