Viveiro Municipal doou mais de 18 mil mudas em 2020

8 de março de 2021 | SEMEIA

O Viveiro Municipal de Ji-Paraná que atende até algumas cidades da região central, conseguiu doar no ano passado (2020) mais de 18 mil mudas, através de requisições fornecidas pela sede da Secretaria de Meio Ambiente (Semeia), responsável pela administração do canteiro. A informação foi levantada pela reportagem do Diário da Amazônia, e confirmada pela secretaria titular da pasta, Jeane Muniz que garantiu uma revitalização para os próximos com objetivo de aumentar essas ações.

Durante o exercício de 2020, foram introduzidas (plantadas) mais de duas mil mudas de espécies nativas e exóticas em áreas públicas da cidade como: Oiti, Boliviana e Ipê, sendo que esta última apenas na cor rosa; Primavera e flores ornamentais (usadas para plantio na cidade), Jambo, Bacutari (fruta rica em vitamina), Moringa e Efera (árvore medicinal).

Foram doadas mais de 18 mil mudas à população, através de requisição, retirada na sede da Semeia em diversas ações pontuais como datas comemorativas e/ou em parcerias com instituições. Também no mesmo período, foram firmadas seis parcerias com instituições para o incentivo do plantio ou preservação de áreas públicas e particulares.

Para 2021:

Para este ano, Jeane Muniz afirmou ter um projeto de reforma e ampliação do espaço físico do Viveiro Municipal, visando aperfeiçoar o espaço, reforma e construção de estufas e sistema de irrigação, além da instalação de placas de sinalização e de identificação das essências florestais produzidas.

Ela, ainda lembrou, ter sido criado o Sistema de Gerenciamento das Atividades do Viveiro (SIGAV), com maior precisão do controle de doação de mudas. (O objetivo principal do viveiro é produzir mudas para inserção em áreas verdes e/ou de preservação permanente do município”, e concluiu: “A Semeia firmará parcerias para o recebimento de sementes de instituições (governamentais ou não) para que seja ampliada a riqueza e quantidade de essências florestais”.

Categorias: Destaques, Notícias