Apresentação Pública do Plano de Coleta Seletiva

8 de março de 2021 | SEMEIA

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMEIA), convida toda população para participar da “apresentação pública virtual”, do Plano Municipal de Coleta Seletiva. Na audiência pública virtual será debatido o descarte, tipos de coleta, destinação final dos resíduos, reutilização, catadores, reciclagem de resíduos orgânicos, rejeitos e sustentabilidade.

A audiência pública virtual, será no próximo dia 09 de março, às 19h30min, com transmissão pelo link do google meet < https://meet.google.com/hiv-eqrk-pvv >, podendo  ser  acompanhada  por  qualquer dispositivo com  internet.

Ji-Paraná está entre os 22% dos municípios que têm coleta seletiva pública, e entre os 15% das cidades que possuem ao menos uma cooperativa de catadores de materiais recicláveis, com incentivo da prefeitura, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Para a secretária municipal de meio ambiente, Jeane Muniz, a apresentação pública virtual, “é oportunidade de nossa população conhecer as sugestões que foram apresentadas na consulta pública virtual, quando foi aberto o canal para participação de todos no plano de Coleta Seletiva.”

O Plano Municipal de Coleta Seletiva, foi elaborado pela secretaria de meio ambiente, em parceria com a ONG Recicleiros, uma organização não governamental, que assessora as prefeituras na implementação da coleta seletiva inteligente e em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Para Douglas Ricardo, engenheiro ambiental da SEMEIA, “a apresentação pública virtual faz parte do compromisso que o município assumiu, quando da criação do Plano Municipal de Coleta Seletiva”.

O Plano Municipal de Resíduos Sólidos de Ji-Paraná, depois de apresentado na audiência pública virtual, será encaminhado à Câmara dos Vereadores. O processo cumpre as exigências estabelecidas pela Lei Federal 12.305, de 2 de agosto de 2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Categorias: Destaques, Notícias