SEMEIA dá início à Semana do Meio Ambiente

4 de junho de 2019 | SEMEIA

SEMEIA realiza o recolhimento de resíduos especiais e recicláveis na Praça dos Migrantes.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Ji-Paraná (SEMEIA) promoveu na tarde do último domingo (02) o evento “SEMEIA na Praça”, primeira ação de uma série de atividades em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 05 de junho.

Realizado na Praça dos Migrantes, a SEMEIA na Praça visou o recolhimento de resíduos especiais, dentre eles eletrônicos inutilizados, lâmpadas fluorescentes, pilhas e baterias, medicamentos vencidos, além de resíduos recicláveis.

Ao final do evento foi contabilizado um montante de mais de 3 toneladas de resíduos, sendo estes composto por diversos televisores, computadores, celulares, aparelhos de som, eletrodomésticos, dentre outros.

População faz entrega de seus resíduos.

Resíduos eletrônicos coletados durante a SEMEIA na Praça.

Ao entregar seus resíduos, a população recebia em troca mudas de ipê e de plantas ornamentais.

Os resíduos coletados no evento foram destinados à Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Ji-Paraná – COOCAMARJI a qual dará a destinação final ambientalmente adequada para os mesmos.

A SEMEIA na Praça contou com o apoio do Instituto Federal de Rondônia – IFRO, Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Centro Universitário São Lucas, Faculdade Panamericana de Ji-Paraná – UNIJIPA, COOCAMARJI e Limp Serv.

Já na segunda-feira (03) a SEMEIA com o apoio da AMT realizou o Pit Stop sobre queimadas com os agentes ambientais Fred e Flora. Os motoristas foram orientados sobre os malefícios da prática da queimada e receberam sacolas de câmbio para o descarte de lixo.

Pit Stop sobre as queimadas com os agentes ambientais Fred e Flora.

Nesta terça-feira (04) acontece a oficina ecológica de artes com alunos da pré-escola no Parque Ecológico Municipal, onde serão produzidos quadros artísticos utilizando elementos naturais.

Na quarta-feira (05) acontece no auditório do IFRO a Mesa Redonda com o tema “Sustentabilidade”, onde também ocorrerá o lançamento do projeto Recicla Jipa da COOCAMARJI em parceria com a Unimed.

A programação segue na quinta-feira (06) com uma visita guiada ao Parque Ecológico Municipal e gincanas voltadas à educação ambiental com alunos da Escola Edson Lopez com participação dos agentes ambientais Fred e Flora.

Já na sexta-feira e sabádo (07 e 08) terá visita guiada com os alunos do SESC, e dois tours com a comunidade no Parque Ecológico Municipal para a observação da fauna e flora local.

Na manhã do domingo (09) acontece a Pedalada Ecológica com saída da Praça dos Migrantes até o Parque Ecológico Municipal. A programação da Semana do Meio Ambiente é finalizada com o Caldeirão Cultural, com música ao vivo, artesanato, recreação e praça de alimentação para a comunidade a partir das 15 horas em frente ao Teatro Dominguinhos.