SEMEIA oferece capacitação sobre Licenciamento online em Ji-Paraná

19 de junho de 2019 | SEMEIA

Profissionais ligados ao meio ambiente participaram hoje (19), de uma capacitação sobre o novo Sistema de Desenvolvimento Ambiental Municipal (SISDAM). O evento foi realizado pela Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMEIA), em parceria com o SEBRAE.

A capacitação reuniu engenheiros ambientais, agrônomos, biólogos, químicos, gestores ambientais e engenheiros florestais que prestam serviços na área de licenciamento ambiental. O objetivo, segundo a secretária municipal do Meio Ambiente, Kátia Casula, foi esclarecer sobre o funcionamento do novo sistema e as normativas em relação à entrega online dos documentos junto a SEMEIA.

“Os técnicos não terão mais que apresentar aquele monte de papel com plantas e projetos. O novo sistema é eletrônico e dá autonomia, agilidade e economia nas ações ambientais. Agora, o empreendedor pode acompanhar todo o processo online”, esclareceu a secretária.

A partir desta inovação, as licenças e autorizações aos negócios comerciais e ambientais de níveis baixos e médios potenciais poluidores serão administrados diretamente pela SEMEIA por meio do sistema online.

“Nós emitimos aproximadamente 20 licenças ambientais por mês. São empreendimentos principalmente como padaria, postos de combustíveis, oficinas, lavadores, pet shop, que podem causar algum tipo de impacto ambiental. Com o sistema online, o processo será mais transparente e econômico tanto para os empreendedores, como para a SEMEIA”, explicou o assessor técnico da secretaria, Douglas Linz.

Para o engenheiro agrônomo Jeferson Afonso, a capacitação foi importante para esclarecer informações importantes. “Sabemos que este novo sistema irá ajudar e muito os técnicos responsáveis pelo licenciamento ambiental dos empreendimentos. Vamos economizar tempo e dinheiro, pois o acesso para entregar os documentos será mais fácil”, finalizou.

Fonte: DECOM